20 de jan. de 2015

Campanha do Janeiro Branco Inédita no Brasil


Gente, vocês se lembram que falei no post: O que são transtornos mentais? Sobre a Região Metropolitana de São Paulo que teve em 2012 a maior prevalência de habitantes com transtornos mentais aqui no Brasil chegando a atingir 30% dos habitantes da grande metrópole? Pois é, descobri que em Uberlândia/MG, ações em prol da Saúde Mental possibilitando conscientização, prevenção e promoção da saúde, já estão sendo tomadas.

A Campanha Janeiro Branco Inédita aqui no Brasil, começa a mobilizar a sociedade, a iniciativa partiu dos psicólogos da cidade de Uberlândia/MG que segundo o site oficial da Campanha, o objetivo da Campanha é fortalecer a presença do tema Saúde Mental e chamar atenção dos indivíduos e instituições sociais para várias das condições que contribuem para um psiquismo e uma sociabilidade saudáveis, tais como: afeto, respeito, responsabilidade, propósitos, limites, cuidados, potenciais das relações entre pessoas, etc.

 “Convidamos todos os profissionais das diversas áreas do conhecimento a questionarem-se: Como posso usar o que sei a favor da Saúde Mental, no sentido de favorecer a qualidade de vida e o bem estar das pessoas, bem como o equilíbrio emocional, o sentido existencial e a harmonia social?”, diz Abrahão, um dos organizadores do evento. 
A cor branca foi escolhida porque simboliza a paz, a pureza e a base a partir da qual tudo é possível proporcionando assim novas possibilidades. O mês também não foi escolhido por acaso, é no mês de Janeiro que as pessoas estão mais propensas a repensarem sobre suas ações e sobre o que desejam levar para suas vidas.
No último dia 10 de Janeiro aconteceu a Caminhada em Prol da Saúde Mental e de Inauguração das Ações do Janeiro Branco onde centenas de pessoas compareceram no Parque do Sabiá, no período de 13 a 25 de Janeiro foram programadas palestras com tema “Saúde Mental” em vários locais da cidade e no dia 31 de Janeiro, será promovida uma mesa-redonda sobre a mesma temática das palestras.

Adorei a iniciativa dos psicólogos de Uberlândia e torço para que esse projeto seja estendido aos demais estados do Brasil, Campanhas como esta são muito significativas para mudarmos a realidade que enfrentamos de vermos crescer dia a dia não só índices de pessoas com transtornos mentais, mas também, os índices de violência de todos os tipos, dependentes químicos, preconceitos, mortalidade por desistência da vida no caso de depressões profundas, assédio moral em organizações, entre outros.

Para saber mais detalhes sobre a Campanha Janeiro Branco e Agenda, acessem: http://www.janeirobranco.org/

Abracem essa ideia você também!

Paz e bons frutos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe! Deixe seu comentário. ;)